domingo, 11 de março de 2012

TERMINAL DA PAVUNA - IGUAÇUANOS ABANDONADOS

MARÇO, DIA ONZE - DOMINGO - 2012


TERMINAL RODOVIÁRIO DA PAVUNA



FOTO:  http://onibuslegal.fotopages.com/?entry=1811454

ABAIXO FOTOS - GIAMONAMI - LIVRES




NO MÊS DE FEVEREIRO, ULTIMO. TIVEMOS A DEMOLIÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DA PAVUNA, PELA PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO.

O EVENTO FOI FESTEJADOS PELA POPULAÇÃO DA PAVUNA E DA CIDADE DE SÃO JOÃO DE MERITI. O TERMINAL FOI INAUGURADO EM 1979, POR UM GRUPO DE EMPRESÁRIOS, QUE ACREDITAVAM NA CHEGADA DO METRO AO BAIRRO DA PAVUNA. O METRO SÓ CHEGOU NO ANO DE 1996. DESDE DE SUA INAUGURAÇÃO O TERMINAL VINHA APERANDO. E AS DIFERENTES DATAS, APÓS. LEVOU O TERMINAL A DECADÊNCIA. O LOCAL FOI TOMADO PELO MAIS, COMPLETO ABANDONO, TORNANDO O SEU INTERIOR PARA PRÁTICA DE CRIMES, PROSTITUIÇÃO, VENDA DE DROGAS. ELE, AINDA CONTINHA VELHOS BARES QUE AINDA BUSCAVAM A SOBREVIVÊNCIA ECONÔMICA NOS MUITOS FREQUENTADORES QUE PROCURAVAM, ESTES LOCAIS PARA UMA NOITADA.

O QUE TEMOS, HOJE, NO LOCAL SÃO MAQUINAS, QUE CUIDAM DE RETIRAR OS ESCOMBROS DO ANTIGO TERMINAL. MAS, A POPULAÇÃO DA PAVUNA, SÃO JOÃO DE MERITI E OS USUÁRIOS DOS ÔNIBUS, QUE SE DIRIGEM PARA A CIDADE DE NOVA IGUAÇU - NESTE TERMINAL SAIAM, ÔNIBUS. COM DESTINOS   AS URGS DO CENTRO, POSSE, VILA DE CAVA, AUSTIN E COMENDADOR SOARES.


EM ONZE (11) DE MARÇO DE 2009, PLABO LIRA COMENTOU NO http://onibuslegal.fotopages.com/?entry=1811454



Prefeito do Rio anuncia demolição do terminal rodoviário da Pavuna 


Prefeito Eduardo Paes assinou, no final da manhã de hoje, dia 10, o decreto que desapropriou toda a área do Terminal Rodoviário Mário da Costa e Souza, na Pavuna. O ato é o primeiro passo para a demolição de toda a estrutura, que dará lugar a uma ampla obra de requalificação da área central do bairro, e uma das várias ações da Prefeitura Itinerante, que chegou ao seu terceiro dia de atividades. 

Acompanhado de vários secretários municipais, entre eles os de Obras, Luiz Antônio Guaraná, e de Urbanismo, Sérgio Dias, mais assessores e vereadores locais, o Prefeito afirmou que o espaço não tem utilidade como ponto de integração, servindo apenas como ponto final de ônibus. “É apenas um ponto de degradação, malcuidado e maltratado”, contou Paes, que considerou “um escândalo” as condições de manutenção do terminal. 

Ele explicou que ainda está em discussão o melhor projeto para aproveitar o espaço, que segundo o secretário de Obras não será “apenas um novo terminal, mas um novo conceito para a região”. Entre as mudanças está nos planos da Prefeitura um espaço para abrigar, de maneira ordenada, os ambulantes que atualmente ocupam as calçadas do bairro. 

Por conta disso, também está em análise a proposta para desapropriar o terreno de um supermercado para ampliar a área a ser reurbanizada. 

– Mas isso tudo depende de custos. Pedi para avaliarem os custos daquele edifício-garagem e do terreno atrás, para fazer um grande investimento aqui para abrir toda a região –, comentou o Prefeito. 
RODRIGUES SALLES, TAMBÉM COMENTOU
POSTADO POR ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS. em 02 de março de 2009.




Em termos jurídicos, a Prefeitura poderia sim intervir na situação, basta apenas desapropriar o terreno e pagar a indenização pelo valor de mercado, claro isso se os impostos estiverem sendo pagos em dia, caso contrário a desapropriação fica até mais fácil, pois pode-se alegar abandono. Fora que além disso que citei há outros motivos para a desapropriação como por exemplo risco à saúde pública e o próprio abandono. Creio que ali poderia haver uma parceria com o Governo do Estado afim de se juntar todos os interessados, até mesmo a Metrô Rio e a Supervia poderiam ser chamadas para formarem um consórcio, juntamente com a Fetranspor afim de operarem o terminal. Aquilo é uma mina de ouro se bem aproveitada, no espaço também poderiam ser construidas agências do INSS, CEDAE e outros órgãos públicos, além de lojas particulares que pagariam aluguel para o consórcio. Outro bom aproveitamento seria a transferência da Delegacia que fica em frente para dentro do Terminal, liberando aquele espaço para a construção de um estacionamento ou até mesmo o aumento da via que por ali passa. 


O Rio Pavuna, que também passa aqui em Nilópolis,


como bem disse o Salles já foi bem pior, porém a culpa maior é dos moradores que insistem em jogar lixo lá dentro. A Prefeitura de Nilópolis, há alguns anos, sugeriu ao Governo do Estado que canalizasse o rio e por sobre ele construisse uma via que ligaria Nilópolis à Pavuna, senão me engano. Na época o Governador que acho, era o Garotinho, prometeu estudar a possibilidade, porém até hoje estão estudando. Se isso viesse a sair do papel, poderiamos chegar à Pavuna e São João bem mais rápido do que hoje, e com certeza teriamos alguma variante das linhas que ligam Nilópolis à Pavuna passando por ali. 


O que falta nesse país é vontade política e sobra safadeza com o dinheiro público.

COMO VIMOS PELOS COMENTÁRIOS ACIMA, OUTRAS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE, FAZIAM A ANCORAGEM DE SUA POPULAÇÃO E DE UMA GRANDE MASSA DE TRABALHADORES, QUE BUSCAVAM CHEGAR AO TERMINAL DA PAVUNA. PARA DALI EMBARCAREM PARA OS MAIS DIVERSOS BAIRROS DA CAPITAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ACREDITAMOS,  QUE OS SENHORES PREFEITOS, DAS CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE. ESTÃO INTERESSADOS EM BUSCAR UMA SOLUÇÃO PARA ABRIGAR AS MILHARES DE PESSOAS. QUE FICARAM SEM UM ABRIGO, PARA AGUARDAREM O EMBARQUE PARA SUAS RESIDÊNCIAS COM  PROTEÇÃO E SEGURANÇA.  HÁ DE SE  BUSCAR UM DIÁLOGO COM O SENHOR PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. PRINCIPALMENTE OS ADMINISTRADORES DA CIDADE DE  NOVA IGUAÇU. CIDADE DE ONDE SE ORIGINARIA MAIOR AFLUÊNCIA DE PASSAGEIROS NO TERMINAL RODOVIÁRIO DA PAVUNA




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